Valor do setor independente de music publishing cresce 5,7% ano a ano no Global Market View da IMPF
Participação de mercado do setor independente de music publishing como um todo, permanece à frente da maior empresa do setor.
ATENAS, 3 de abril de 2025 —
A IMPF lançou a quinta edição do seu Global Market View para a Edição Independente de Música durante a Assembleia Geral e Conferência de 2025 da organização, um evento de dois dias realizado em Atenas.
O Global Market View da IMPF é o único relatório que analisa exclusivamente a indústria independente de music publishing, o seu impacto internacional e a sua posição no mercado. O relatório oferece uma visão detalhada e confiável sobre o valor do setor do music publishing independente e a sua influência no ecossistema global da música moderna.
O relatório mais recente revela que, com base nos dados mais recentes disponíveis, o mercado global da edição musical independente continuou a crescer em 2023, atingindo um valor total de €2,57 bilhões – um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior e um crescimento de 105,6% desde 2018.
A participação de mercado global do setor foi de 26,3%, uma leve queda em relação aos 26,7% de 2022, mas ainda assim, suficiente para manter o seu status como a maior entidade de music publishing combinada do mundo, superando a maior empresa do setor.
A presidente da IMPF, Annette Barrett, declarou:
“Tenho o prazer de apresentar a quinta edição do Global Market View da IMPF, que revela o crescimento contínuo do valor da edição musical independente em todo o mundo e mostra que a nossa participação no mercado combinada continua maior do que a da maior corporação do setor. Isso demonstra a influência duradoura e a importância dos music publishers independentes, dos seus compositores e do seu repertório, além do valor que entregam tanto a nível local quanto internacional.
A IMPF orgulha-se de apoiar esta comunidade diversa e poderosa, defendendo os nossos membros, ajudando-os a explorar novas oportunidades e a enfrentar desafios emergentes de frente.”
Esta edição do Global Market View destaca a contribuição dos music publishers independentes para o ecossistema criativo, atuando como parceiros fundamentais, agentes-chave da diversidade cultural e guardiões das canções.
Embora o relatório traga razões para otimismo, também aponta alguns dos maiores desafios que os music publishers enfrentam. Entre eles, a inteligência artificial generativa que terá um impacto significativo na indústria da música.
Elisa Amouyal, CEO & proprietária da Talit MuZic Publishing e presidente do Grupo de Trabalho de IA da IMPF, comentou:
“Os music publishers estão constantemente à procura de novas fontes de receita para compositores e escritores, mas a música gerada por IA representa um desafio sem precedentes. Chamar essa competição de injusta é um eufemismo – as músicas criadas por IA são produzidas praticamente sem custo, ignorando o tempo de estúdio, os ensaios e a criatividade humana que definem o processo de gravação.
Com o mercado a ser inundado por conteúdos gerados por IA, precisamos de transparência e regulamentação claras. Embora a IA possa melhorar a gestão de royalties e oferecer ferramentas criativas, devemos garantir que ela empodere, e não substitua, os compositores e escritores.”
A IMPF participa ativamente de todas as discussões intersetoriais sobre esses temas fundamentais, garantindo que a voz da comunidade de music publisers independentes seja ouvida.
Sobre a IMPF
A IMPF (Independent Music Publishers International Forum) é a única organização global de defesa e comércio dedicada exclusivamente aos music publisers independentes.
Com sede em Bruxelas, a IMPF representa 230 editoras de música independentes em cinco continentes, reunindo uma rede altamente empenhada que inclui algumas das empresas e empreendedores mais bem-sucedidos do setor musical.
A IMPF trabalha para promover um ambiente de negócios mais favorável em diferentes territórios e jurisdições para os seus membros music publishers, bem como para os compositores e escritores que eles representam.
Em 2025, a IMPF foi contemplada pela segunda vez com uma bolsa do programa Creative Europe, com a missão de fortalecer a capacidade dos music publishers independentes na Europa e no mundo.
A organização também gerencia o Friends & Supporters Scheme, um programa de sucesso e em crescimento para empresas que desejam se alinhar com a comunidade global do music publishing independente.
A IMPF é o principal órgão global de comércio e defesa dos interesses dos music publishers independentes. O seu objetivo é estimular um ambiente de negócios mais favorável em diferentes territórios e jurisdições, e promover a diversidade artística, cultural e comercial no setor musical. laborum.